DOENÇA PERIODONTAL atinge 85% dos cães e gatos

A saúde oral de cães e gatos é de extrema importância. As pessoas se preocupam com a cárie em seus pets, mas seu surgimento é muito raro em função do pH salivar e da flora bacteriana que habita a cavidade oral dos animais.

O que deve ser levado em conta, e com grande preocupação, é a doença periodontal, que acomete cerca de 85% dos cães e gatos, mas pode ser perfeitamente evitada. Procure por profissionais habilitados e especializados nesta área, que disponham de instrumentos de última geração e qualidade para garantir saúde, eficácia e segurança no tratamento.

Entre os equipamentos necessários, estão o aparelho ultrassônico de remoção de tártaro e o sistema de sedação inalatória, pois o animal precisa ser sedado durante o procedimento.

Para a limpeza de tártaro, o animal precisa passar por um diagnóstico feito pelo veterinário especialista nesta área, que irá orientar quais os procedimentos indicados para cada caso.

A doença periodontal apresenta duas fases: a da gengivite (reversível) e da periodontite (irreversível, porém controlável). Ambas são causadas pelo acúmulo de placas nos dentes, que com o tempo sofrem deposição de cálcio e transformam-se em tártaro.

"O animal com periodontite irá apresentar halitose (mau hálito), dor para mastigar (dificuldade para alimentação, levando ao emagrecimento), perda de dentes precoce e gengivite. A doença periodontal também é gatilho para doenças renais, cardíacas, articulares e hepáticas" - ressalta a veterinária Dríada Cannes, que trabalha em conjunto com a veterinária Luciana Bronzatti.

Para evitar o surgimento, o proprietário precisa escovar os dentes do seu pet diariamente com produtos específicos para a espécie. Os cuidados com a alimentação também evitam a formação de placa bacteriana e formação de tártaro. Mas, se já há acúmulo de tártaro nos dentinhos, a remoção só poderá ser feita mecanicamente, através da limpeza.


Fonte:
Adaptado do Encarte "Cães e Gatos" de 28/07/2012, jornal Zero Hora, Porto Alegre, RS.
(sem referência de autoria)


Curta nossa página no Facebook e receba as atualizações diretamente:
Dicas de cuidados          :          Plantas medicinais        :          Artigos          :        Doenças        :        Adoções        :          Contate-nos
• ©2012www.NossosAmigos.com.br •
Nosso eterno mascote 'Peludo'
Atelier Crisfios