CASTRAÇÃO (ou esterilização): um ato de amor


A castração de cães e gatos, machos e fêmeas, é uma cirurgia que impedirá a procriação.

Muitas pessoas pensam que a castração ainda é feita a sangue-frio como antigamente. Nada disso! A castração realizada nas clínicas veterinárias é uma cirurgia rápida, feita com anestesia do animal, pontos, medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

O custo de uma esterilização é muito menor do que o custo envolvido em criar ninhadas e mais ninhadas. Além disso, há entidades, hospitais veterinários e voluntários que vão às regiões mais carentes para castrar os animais gratuitamente, ou a preços baixíssimos.

A castração não retira o instinto de defesa do território, portanto os cachorros ou cachorras castrados continuam sendo ótimos guardas para as propriedades onde moram.

Um macho castrado deixa de fugir, de tentar ir atrás de fêmeas no cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, porém continua guardião da casa e da família. A castração evita a hiperplasia da próstata e a ocorrência de tumores nos testículos.

Uma fêmea castrada deixa de atrair uma legião de machos à sua porta, não tenta fugir para cruzar, não tem mais o cio e nunca mais haverá sangramento (menstruação). Além disso, estará se livrando da "piometra" (infecção do útero) que atinge 60% em média das cachorras não castradas, e cujo tratamento inclui a castração.





Bibliografia recomendada:



Curta nossa página no Facebook e receba as atualizações diretamente:
Dicas de cuidados          :          Plantas medicinais        :          Artigos          :        Doenças        :        Adoções        :          Contate-nos
• ©2012www.NossosAmigos.com.br •
Nosso eterno mascote 'Peludo'
Atelier Crisfios