CUIDANDO DA NATUREZA - FILOSOFIA E DICAS


CUIDADO COM A NATUREZA x PROGRESSO MATERIAL:

Tratar bem dos animais não significa simplesmente não maltratá-los, mas também, E PRINCIPALMENTE, importar-se com eles.

Assim, se você pelo menos não permitir que alguém maltrate um animal, já estará fazendo um grande bem ao animal e a si mesmo, pois quem preza a natureza é recompensado muitas e muitas vezes. Consegue maior felicidade, progresso material e espiritual e, principalmente, paz interior.

Todos aqueles que maltratam os animais, ou não têm o devido respeito para com a natureza, invariavelmente são pessoas perturbadas, irritadas, frustradas e financeiramente estagnadas.

Caso você seja uma destas pessoas, experimente mudar a sua conduta, nem que seja por um curto período de tempo, e confira por si próprio. O simples fato de ter um animalzinho de estimação e cuidar muito bem dele, dando-lhe atenção, alimentando-o, brincando com ele, dando-lhe carinho e importando-se com ele já faz com que a pessoa adquira outro tipo de postura. Torna-se mais amigável, compreensiva e simpática. E isto tudo traz como resultado a prosperidade, pois atrai boa energia.

O que é bom atrai coisas boas; o que é ruim atrai coisas ruins. Tem sido assim desde o princípio do mundo, porque isto é uma lei natural imutável.

Todos colhem aquilo que semeiam. Ninguém colhe cana de açúcar se planta pimenta; ninguém jamais colherá pimenta se plantou cana de açúcar.

CAVALOS x CARROCEIROS:

Diariamente se vê cavalos sendo agredidos e maltratados por carroceiros. Em geral, são pessoas ignorantes, pobres de espírito e que acham que os animais estão no mundo somente para servir-lhes. Não se lembram ou não sabem que o cavalo, se bem alimentado, cuidado e conduzido, pode servir-lhes por muito mais tempo e de forma muito mais eficiente.

O simples fato de parar uma pessoa destas para tentar esclarecê-la, ou chamar as autoridades para que o façam, é algo importante. DENUNCIE MAUS TRATOS AOS ANIMAIS. Você estará colaborando para que tenhamos uma sociedade um pouco mais respeitável. Em Porto Alegre, chame a EPTC (fone 158).

ABANDONO É CRIME!!

Abandonar um cachorro é muito mais do que crime, previsto em lei. É algo sádico e covarde. Somente alguém completamente desequilibrado pode ter a coragem de largar um cachorro na rua, abandoná-lo à própria sorte. Na maioria das vezes, o cachorro morre de fome, de alguma doença ou atropelado.

Se por acaso você não quiser mais o seu cachorro, seja por que razão for, NÃO O ABANDONE. Doe-o a alguma instituição, dê para alguém que se importe, faça com que ele tenha novamente um lar, mas não o condene ao abandono. Não plante pimenta para não colher pimenta na sua vida.

CACHORROS ACORRENTADOS x LIBERDADE DE MOVIMENTOS:

Manter um cão enclausurado é um dos piores crimes que se pode cometer com ele. Ele ficará doente, agressivo e muito triste.

Cachorros precisam de liberdade de movimentos. Muitos tipos de dores musculares são causadas por falta de movimento (veja a dica sobre dores musculares). NÃO MANTENHA SEU CACHORRO PRESO, NEM PERMITA QUE OUTROS OS MANTENHAM.

Já está provado sem qualquer sombra de dúvida que cachorros permanentemente presos a uma corrente, mesmo as do tipo vai-e-vem, desenvolvem graves problemas renais, intestinais e articulares. Em outras palavras, ficam gravemente doentes, além de tornarem-se agressivos.

Além disso, o instinto faz com que a maioria dos animais tentem fazer as suas necessidades o mais longe possível de onde ficam a maior parte do tempo. Imagine a tortura que é para um cachorro preso ter que ficar sentindo o cheiro de sua urina e fezes o tempo todo...

A grande maioria dos casos de agressões de cachorros contra crianças, pedestres ou mesmo contra seus donos, sejam divulgados pela mídia ou não, tem como pano de fundo um cão preso, acorrentado, maltratado, com fome ou com sede permanente. Cachorros em geral não são agressivos por natureza, principalmente contra seus donos ou família, mas se ficarem presos dia e noite, passando fome ou sofrendo maus tratos, evidentemente não terão paciência nem tolerância para com pessoas que se aproximem deles.

Você gostaria de passar a vida preso??? Crie seus cachorros em um ambiente livre, mas sem deixá-los saírem sozinhos para a rua. Eles terão muito mais saúde e serão muito mais dóceis e carinhosos.

E o mais importante: sempre que enxergar um cachorro preso, tente conversar com quem cuida dele. Tente fazer com que viva solto, livre. Você gostaria de passar a vida preso??? Crie seus cachorros em um ambiente livre, mas sem deixá-los saírem sozinhos para a rua. Eles terão muito mais saúde e serão muito mais dóceis e carinhosos.

CACHORROS x FOGUETES:

A audição dos cachorros é dezenas de vezes mais acurada do que a nossa, tanto em frequência quanto em sensibilidade.

Imagine o terror que significa para os ouvidos dos cachorros uma comemoração com fogos de artifício. É ensurdecedor.

Grande parte dos cachorros que se perdem de seus donos fogem nestas ocasiões. Portanto, em comemorações tipo Natal, Ano Novo, jogos de futebol e outras, onde se sabe que com certeza haverá fogos de artifício e foguetes sendo disparados, garanta que seus cachorros (e os cachorros dos vizinhos, se possível) estejam em um local onde não possam sair para a rua, porque a probabilidae de serem atropelados ou se perderem é muito grande.

CACHORROS x CARROCINHA:

Nomes pomposos, como "Centro de Controle de Zoonoses", "Canil Municipal" e outros, são enfeites para disfarçar a realidade do que acontece lá. São locais onde ficam os cães recolhidos pela "carrocinha" ou algo similar. Quem já visitou algum local destes nunca esquece. É um verdadeiro depósito de cachorros, onde ficam amontoados dúzias de cães de todos os tipos, sem o menor cuidado. Cães saudáveis ficam juntos com cães doentes. Nenhum deles tem o mínimo tratamento, e todos têm um só fim: são sacrificados se ninguém os resgatar dentro de alguns dias.

A "carrocinha" só vem a determinado local quando é chamada. Portanto, se você não gosta de cachorros, ou se cachorros de rua o estão incomodando, fale com alguém que esteja tratando-os para que dê um jeito. Ou faça algo melhor: trate-os com carinho, contate alguma associação que o ajude a castrá-los e arranje adoção para eles. MAS NÃO CHAME A CARROCINHA. Você estará condenando-os à morte certa.

Na grande maioria dos casos, existe alguém tratando dos cães de rua. Alguém que fornece alimentos, que se preocupa com os cães, que se importa com eles. Chamando a carrocinha você, além de estar condenando os cães, estará traindo aqueles que se preocupam.

FAÇA UMA CAMPANHA DE BIOCOTE AO COMERCIANTE QUE CHAMA A CARROCINHA
OU MALTRATA OS ANIMAIS.
NÃO COMPRE MAIS DELE, E DIGA O PORQUÊ.
Isto funciona. Temos casos concretos.

Em Porto Alegre, graças a Deus, finalmente este problema acabou. O Prefeito atual, que foi reeleito recentemente em outubro de 2012, criou a Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA). Estão realizando um magnífico trabalho de esterilização coletiva de animais em toda a cidade, mas principalmente nas regiões mais pobres.

Para quem quiser conhecer o trabalho que está sendo feito, basta acessar o site da Secretaria (www2.portoalegre.rs.gov.br/seda) ou sua página no Facebook (www.facebook.com/sedapoa).


CÃES DE RUA SÃO DÓCEIS E CARINHOSOS, MUITO MAIS DO QUE CÃES DE RAÇA.

ADOTE UM CACHORRO DE RUA. SUA VIDA VAI MUDAR COMPLETAMENTE !!!


Curta nossa página no Facebook e receba as atualizações diretamente:
Dicas de cuidados          :          Plantas medicinais        :          Artigos          :        Doenças        :        Adoções        :          Contate-nos
• ©2012www.NossosAmigos.com.br •
Nosso eterno mascote 'Peludo'
Atelier Crisfios