FRIO, CALOR E DOR


Se você estiver convencido de que cachorros têm sentimentos e inteligência, é evidente que vai concordar que eles também sentem FRIO, CALOR e DOR, embora em níveis um pouco diferentes dos nossos.

Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Assim, se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo MUITO. Para um cachorro ganir de dor, a dor que ele está sentindo é tanta que um ser humano não agüentaria sem desmaiar. Portanto, respeite e esteja alerta aos sinais de dor de seu cachorro.

Em hipótese alguma faça algo que possa trazer dor ao seu cão, porque ele só reclamará quando não agüentar mais. Coleiras muito apertadas, unhas cortadas muito rentes, feridas abertas, bicheiras, tudo isto causa dor. Trate o cachorro como trataria a si mesmo.

Já em relação ao frio e ao calor, sua sensibilidade depende do tipo de pelagem e da raça. De maneira geral, cachorros sentem bem mais calor do que nós, mas as raças de pelo curto sentem muito frio também.

Portanto, não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo. Principalmente no inverno. ELES SENTEM MUITO FRIO!!! Arranje uma casinha, forre com um tapete e coloque alguns panos quentinhos lá dentro. Eles gostam de fazer um "ninho" com os panos, e se aquecem com isto. Quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sente.

Dois excelentes "termômetros" para ver se o cão está com frio são as orelhas, principalmente nas pontas. Se o seu cão estiver com as orelhas frias, ELE ESTÁ COM FRIO! A ponta do focinho também serve como indicação. A ponta do focinho deve ser fria e úmida. Focinho gelado indica frio. Já focinho quente e seco pode indicar febre. Isto vale tanto para cães quanto para gatos.

Assim como o frio é danoso, o calor também é. Não deixe seu cachorro no sol sem opção de ir para a sombra. Não coloque a sua casinha diretamente no sol de verão. ELES SENTEM MUITO CALOR!!! Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter inclusive quedas de pressão e desmaios quando estiver muito quente. Não brinque ou corra, nem leve o seu cachorro para fazer exercícios extenuantes em pleno calor de verão. ELE PODE DESMAIAR.

As seguintes raças, entre outras, são especialmente sensíveis ao calor devido ao seu porte ou às peculiaridades da própria raça: Fila Brasileiro, Chow-Chow, Shar Pei, Husky Siberiano, São Bernardo, Akita. Para estas raças, a exposição demasiada ao calor pode ser fatal. Portanto, cuidado especial deve ser tomado.





Bibliografia recomendada:



Curta nossa página no Facebook e receba as atualizações diretamente:
Dicas de cuidados          :          Plantas medicinais        :          Artigos          :        Doenças        :        Adoções        :          Contate-nos
• ©2012www.NossosAmigos.com.br •
Nosso eterno mascote 'Peludo'
Atelier Crisfios